Preventivo também para a região anal
PUBLICAÇÃO
domingo, 19 de julho de 2009
Chiara Papali<br>Reportagem Local 
Um novo exame chega ainda tímido ao Brasil, mas fundamental para a prevenção de uma doença que teve o número de casos triplicado nos últimos 30 anos - o câncer no reto. Homens e mulheres que fazem sexo anal têm indicação para o teste chamado de citologia anal. O objetivo é detectar o HPV (Human Papiloma Virus), mais conhecido por ser responsável pelo câncer de colo de útero.
Quem faz o alerta é o médico anatomocitopatologista Antonio Camata, de Londrina. Segundo ele, assim como é recomendado às mulheres fazer periodicamente o papanicolau, que detecta o HPV no colo do útero, é preciso que a citologia anal se torne também um preventivo.
Mais de 90% dos casos de transmissão de HPV, ressalta Camata, é através do sexo, mas nem é preciso uma relação completa, já que o vírus pode ser transmitido inclusive pelo contato entre vulva e escroto. ''É por isso que o preservativo, neste caso, é uma proteção parcial. Ele protege bem contra o HIV, mas não tanto contra o HPV'', ressalta o médico.
Outra forma de contágio é através do sexo oral, o que tem feito aumentar também as lesões na boca. ''Na mucosa bucal é mais fácil perceber, mas os dentistas precisam ficar atentos'', afirma. Outra região que o HPV pode se manifestar é na região mamilar, em fissura causada por mordida.
Assim como o câncer de colo de útero, se diagnosticado e tratado precocemente, o câncer anal tem chance de cura de quase 100%. Porém, números mostram que a doença que tinha incidência de 0,4 casos para cada 100 mil habitantes por ano aumentou para 1,2. ''Em Londrina isso significa seis casos por ano. O que podemos dizer é que esse tipo de câncer está indo na contramão dos casos de colo uterino'', alerta o médico.
Como no câncer de colo uterino, a doença anal se não detectada evolui sem apresentar sintomas, e sem tratamento é grande a chance de ser necessário cirurgia mutiladora. Índices apontam, segundo o médico, que 2% da população têm infecção por HPV por ano, e desses 1% vão ter câncer. Parece pouco, mas mesmo com o preventivo ginecológico disponível na rede pública, aponta Camata, cerca de 10 mil mulheres morrem por ano vítimas de câncer de colo uterino.
O exame de citologia anal é indicado para homens que praticam sexo com homem de forma receptiva, e para mulheres em duas situações - naquelas que praticam sexo anal e naquelas que têm o diagnóstico de HPV. Como o vírus está presente na parede vaginal, região vulvar, períneo, ou na região perianal, a mulher que tem HPV pode se auto-contaminar mesmo que não tenha o hábito de sexo anal.
Camata ressalta que o exame não é um diagnóstico, mas de procura de alterações citológicas decorrentes do vírus, que se existirem vão demandar outros exames, seguidos ou não de biópsia, e tratamento de acordo com o grau de lesão. A coleta de material para o exame é semelhante ao preventivo ginecológico, com algumas variações para as quais o médico precisa ser treinado.


