Londrina - O problema histórico da superlotação do 2º Distrito Policial (DP) de Londrina, localizado na Zona Leste da cidade, teve mais um capítulo ontem. Desta vez, no entanto, a notícia foi boa para a vizinhança, que vive assustada, com medo de que ocorram fugas e rebeliões.
No início da noite, 50 presos do 2º DP foram transferidos para outros centros de detenção da cidade. A medida tem como objetivo diminuir o problema de superlotação. Com capacidade para receber 122 detentos, a unidade abrigava 364.
Um ônibus, viaturas policiais e várias vans do Departamento de Justiça foram utilizados na transferência, que teve início por volta das 19 horas. O destino de trinta dos detentos foi o Centro de Detenção e Ressociabilização (CDR). Outros dez foram para a Penitênciária Estadual de Londrina (PEL) e dez foram transferidos para a Casa de Custódia. A operação foi acompanhada por policiais civis e militares.
Na quarta-feira, dez presos já haviam sido transferidos para outras unidades de detenção. Ainda assim, 304 homens permanecem detidos no local, 182 acima da capacidade oficial da carceragem.
As transferências foram autorizadas pela juíza da Vara de Execuções Penais Márcia Guimarães da Costa. A pedido da própria Polícia Civil, ela visitou o 2º DP e após ouvir relatos de presos e policiais determinou a remoção realizada na noite de ontem.

mockup