Presos fazem rebelião em Maringá
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Vítor Ogawa <br>Reportagem Local 
Maringá - Cerca de 400 presos se rebelaram ontem na Casa de Custódia de Maringá para cobrar mais agilidade nos processos e transferência de alguns internos da unidade para outras unidades do Paraná e de outros Estados.
A revolta começou na galeria dois, por volta das 12h30 de ontem, quando cerca de 20 presos fizeram um agente penitenciário como refém e subiram no telhado da unidade, hasteando a bandeira de uma organização criminosa. Em seguida, eles começaram a quebrar a laje da Casa de Custódia para que outros presos tivessem acesso ao telhado. Logo, a rebelião contava com 200 presos no telhado, mas a estimativa é de que 400 participavam da rebelião. A unidade abriga 900 detentos.
O agente penitenciário que foi feito refém ficou o tempo todo com uma barra de ferro encostada no pescoço. Uma equipe especializada foi destacada pelo governo para realizar as negociações. Até o fechamento da edição, as negociações ainda estavam em curso.
Na madrugada de ontem, cinco detentos conseguiram fugir da unidade sob circunstâncias misteriosas. A Polícia Militar não se pronunciou sobre como se deu a fuga, mas informou que será instaurado um procedimento para verificar possíveis irregularidades.
Segundo a PM, estavam foragidos até o fechamento da edição Wellington Leal Guedes, de 22 anos, Robson da Silva, 22, Gian Clayton Marcon, 28, Ederson Joaquim, 33, e Paulo Cesar Bonfim, 31.(Com Equipe Bonde)


