São Paulo, 28 (AE) - Cinco ladrões que fazem parte de uma quadrilha acusada de realizar resgates em distritos policiais da capital foram presos quando se preparavam para libertar detentos recolhidos no 30.º Distrito Policial, do Tatuapé. Entre os presos a serem resgatados estaria Cleber Fusinato Magalhães, de 20 anos, assaltante de bancos e envolvido em tráfico, que foi autuado por roubo na terça-feira.
Com passagens pela polícia por assalto e tráfico, os cinco ladrões presos contaram que o traficante conhecido por Carlinhos é quem reúne grupos de criminosos das zonas leste e norte e fornece armas, granadas e munição para a realização dos resgates.
O ataque ao 30.º DP, que abriga 120 presos em suas cinco celas, estava programado para a madrugada de amanhã (29). Elaine Cristina Vaz Rodrigues, de 21 anos, irmã de um dos detentos que seria libertado, deu as informações do prédio à quadrilha. Depois de visitar o irmão, ela forneceu dados ao grupo para a montagem de um croqui com a entrada do distrito e o acesso aos xadrezes. Elaine está sendo procurada.
O delegado Everardo Tanganelli, do 30.º DP, ficou sabendo do plano de resgate por meio de um detento e interrogou o irmão de Elaine. Ele deu o nome de alguns dos que seriam resgatados e indicou participantes da quadrilha. Foram presos nos bairros de Guaianases, na zona leste, e Vila Brasilândia, zona norte, e em Cumbica, Guarulhos, na Grande São Paulo, Daniel Pedro Carvalho, de 25 anos; Emerson André Moreira, de 25; Sérgio Ricardo de Almeida, de 33; Gabriel Oliveira de Souza Filho, de 27; e Luís Carlos da Silva, de 35, o Mineiro. Condenado - Segundo o delegado, Silva está condenado em Belo Horizonte, é fugitivo de um distrito da capital mineira e vinha sendo procurado desde o ano passado. O grupo tinha roubado uma caminhonete F-1000, uma Kombi e uma Parati para levar os recrutados para invadir o distrito.
Os presos disseram também que outros dois resgates seriam executados nas próximas semanas, no 31.º DP, de Vila Carrão, e no 29.º DP, de Vila Prudente. Os policiais apreenderam com os presos, além dos três carros, uma carabina calibre 12, um revólver 38 e uma motocicleta roubada.
O traficante Carlinhos, que organizaria os resgates, está sendo procurado pela polícia. "Os presos declararam que ele tem metralhadoras, fuzis, revólveres, automáticas, granadas, bombas e é contratado para os resgates", contou o delegado Tanganelli. (Renato Lombardi)

mockup