Presidente do TRT admite rumores sobre irregularidades
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 22 de abril de 1999
Por Carla Franco 
São Paulo, 23 (AE) - O juiz presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo, Floriano Vaz da Silva, disse que havia "rumores" sobre irregularidades na obra do Fórum Trabalhista na época em que o ex-presidente do TRT Nicolau dos Santos Neto ocupava a Comissão de Obras responsável pela construção. "Havia rumores, suspeitas e boatos", afirmou, pouco antes de participar da vistoria da construção inacabada, acompanhado por senadores da CPI do Judiciário.
Ao ser indagado por que os "rumores" não foram investigados pelo Tribunal, Vaz argumentou que os fatos são anteriores ao seu mandato, que teve início em setembro de 98. Segundo ele, o ex-presidente do TRT foi responsável pelas decisões relacionadas à obra até setembro último. "Há indícios de fatos gravíssimos", admitiu Vaz. Em sua opinião, as irregularidades podem envolver outros funcionários do órgão.
Nicolau ocupou a presidência do TRT entre 1990 e 1992. Ao deixar o cargo, assumiu a presidência da Comissão de Obras do Fórum, onde permaneceu até 15 de setembro do ano passado, quando foi exonerado por Vaz da Silva. Atualmente, o ex-presidente do TRT é réu em ação civil da Justiça Federal, acusado de enriquecimento ilícito, ato de improbidade administrativa e danos ao Tesouro no contrato envolvendo as obras do Fórum. Paralisada desde outubro, a construção já consumiu mais de R$ 230 milhões dos cofres da União.
CPI - O juiz presidente do TRT considerou "eleitoreira" a motivação que deu origem à CPI do Judiciário, mas reconheceu a importância da investigação. "Sou favorável, desde que a CPI não se omita e não ultrapasse seus limites", observou.


