Presidente da Starmedia prevê fim do acesso pago até 2002
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quinta-feira, 03 de fevereiro de 2000
Por Renata de Freitas
São Paulo, 03 (AE) - O presidente mundial da Starmedia, um dos maiores provedores de conteúdo de Internet da América Latina, Fernando Espuelas, acredita que o acesso pago vai acabar no Brasil em, no máximo, dois anos. Ele ainda não definiu o que fazer com esse serviço no País, mas avalia que a mudança é positiva. Segundo Espuelas, quase 100% do faturamento da Starmedia já advém da publicidade on-line. A Starmedia oferece acesso pago também na Argentina e no México.
"O Brasil é o mercado de Internet mais importante do mundo", declarou em entrevista, por telefone, de Nova York. Ele assegurou que o mercado brasileiro é o que cresce mais rapidamente, superando até a China. As previsões que fez, segundo Espuelas, estão se concretizando: um crescimento fantástico da Internet e a chegada do acesso gratuito.
"O acesso pago vai morrer no Brasil em um ou dois anos", declarou. "Se existe o acesso gratuito, as pessoas não vão pagar por ele", afirmou, justificando que isso aconteceu na Inglaterra. O acesso gratuito à Internet surgiu no mercado inglês em setembro de 1998 e, um ano depois, já havia 250 provedores como o pioneiro FreeServe.
Para Espuelas, a redução do custo de acesso é um dos dois fatores que vão abrir a Internet para milhões de pessoas. O outro é o lançamento de equipamentos de preço inferior ao do computador mas que também darão acesso à rede, como a nova geração de celulares. No Brasil, a StarMedia já fechou acordo para acesso de e-mails via celular com a Telemig, de Minas Gerais, e com a ATL, do Rio. "É um sucesso", disse.
O presidente e criador da Starmedia está apostando muitas fichas no Brasil. Depois de ter adquirido o Cadê? e o Zeek! no ano passado, anunciou nesta quinta-feira a aquisição da Olá Turista Ltda, proprietária de guias de lazer e cultura on-line. A Starmedia adquiriu esta semana também o Paisas.com, guia da cidade colombiana de Medellín, e o diretório de busca mexicano AdNet.
O valor das aquisições não foi divulgado, mas Espuelas esclareceu que envolvem dinheiro e ações da Starmedia. "Vamos investir tanto quanto for necessário, não temos orçamento limitado", declarou.
Espuelas criou a Starmedia Network em 1996, aos 28 anos, abriu o capital da empresa em maio do ano passado e hoje ela vale US$ 2,4 bilhões na bolsa eletrônica americana, a Nasdaq. Para ele, as empresas de Internet estão numa "corrida do ouro" para realizar a oferta pública inicial (IPO).
"Apenas duas ou três companhias em cada categoria vão conseguir", disse, argumentando que algumas são muito pequenas e outras estão apenas especulando. No Brasil, segundo Espuelas, existem novos empreendimentos de Internet de primeira linha. "Estamos esperando bons IPOs para fortalecer o mercado brasileiro de Internet", disse.