Presidente da Coca-Cola pede desculpas aos belgas
Bruxelas, 22 (AE-AP) - O presidente da Coca-Cola, Douglas Ivester, apresentou hoje (22) suas desculpas aos cidadãos belgas que tiveram problemas de saúde depois de ter consumido bebidas produzidas pelo grupo.
"Para nós, as questões de saúde têm primado sempre sobre as considerações comerciais", declarou em uma página de publicidade divulgada em diversos jornais da Bélgica. Ivester acrescentou que o grupo "trabalhou dia e noite para identificar a origem dos problemas e resolvê-los" e afirmou que estava seguro que "todos os nossos produtos estão à altura de normas elevadas que merecem (os cidadãos) e que esperam de nossa parte".
Ivester foi além. "Para todos os belgas, eu gostaria de pedir desculpas pessoalmente por qualquer incoveniente", disse.
Na segunda-feira, uma página inteira com publicidade do grupo foi publicada em jornais franceses com o objetivo de tentar recuperar a confiança dos consumidores, abalada pelas denúncias de ter causado mal-estar em algumas pessoas. Foram apontados como fonte da contaminação o uso de gás carbônico impróprio na fábrica da Antuérpia e vestígios de fungicida achado em Dunquerque, França.
A França mantém-se no aguardo de uma prova determinante que será realizada amanhã sobre as suspeitas de contaminação em latas de bebidas do grupo. O resultado permitirá acabar com a proibição de comercialização dos produtos em lata da fábrica de Dunquerque. O anúncio foi feito ontem pelos Ministérios da Saúde e Consumidor.
"Estamos perto de sair da crise, mas antes de fazê-lo pedimos a opinião da Agência Francesa para a Segurança Alimentar", declarou a ministra de assuntos do Consumidor, Marylise Lebranchu. Todos os exames feitos até agora com as bebidas em lata deram negativos, informou o governo.
A União Européia mantém a proibição preventiva da venda de Coca-Cola, Fanta e Sprite. Mais de 200 pessoas sofreram cólicas, náuseas e vômitos após ingerir refrigerantes da Coca-Cola nas últimas duas semanas.





