Presidente da CET de SP critica decisão da prefeitura do Rio
São Paulo, 19 (AE) - É permitido avançar o semáforo no vermelho, entre 22 horas e 5 horas, na cidade do Rio, sem risco de multa, desde hoje. A medida da prefeitura é uma tentativa de diminuir a violência nos cruzamentos. Durante o fim de semana, uma pessoa morreu e três ficaram feridas em tentativas de assalto a motoristas.
Em São Paulo, o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Nelson Maluf El Hage, criticou a decisão do Rio. "É uma temeridade", reagiu. "Os acidentes nos cruzamentos com semáforos são os mais graves e deixam mais vítimas", disse. "O motorista, ao ver o sinal no verde, acelera para não perder a oportunidade", disse. "Se o outro não obedecer o vermelho, imagina o risco?"
Segundo El Hage, uma estratégia para não parar no vermelho, é reduzir a velocidade antes e chegar à esquina no verde. Em São Paulo, não funcionam à noite os Caetanos, aparelhos que dão flagrante fotográfico se o carro passa no vermelho. Outras esquinas têm sinal amarelo-piscante à noite. "Mas o motorista não deve entender isso como incentivo à desobediência". El Hage avisou que os radares, que controlam o excesso de velocidade, funcionam normalmente à noite. (Mauro Carvalho da Silva)





