Depois de mais de uma década sem disputas, duas chapas concorrem à presidência do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval). As eleições estão marcadas para o próximo dia 24, das 8 às 18 horas, na sede da entidade (Rua Governador Parigot de Souza, 220). Na situação, a chapa é encabeçada por Sinézio Scudeler, que já foi presidente da entidade por três mandatos, e tem como vice o atual presidente, Uzier de Carvalho. A oposição é liderada por Carlos Alberto Morillas Zapata, que nunca exerceu função sindical, e tem como vice Antônio Plastina. O mandato é de três anos e não há reeleição.
  Embora o sindicato seja responsável por definir e negociar com os comerciários questões relativas ao comércio - como a Convenção Coletiva de Trabalho - a entidade conta com apenas 200 associados. Podem votar os comerciantes que estiverem em dia com a tesouraria. O Sincoval representa 47 municípios. O atual presidente está há cinco anos no mandato mas, segundo ele, o prorrogamento da sua gestão por dois anos foi aprovada em assembléia.
  Sobre a inscrição de duas chapas, Carvalho disse a oposição está sendo coordenada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). ‘‘Quais interesses há por trás disso? Mas, isso é salutar, a concorrência é necessária e que vença o melhor’’, observa. A afirmação é negada pelo candidato da oposição. ‘‘Isso não tem fundamento. A chapa é dos comerciantes, algum integrante da nossa diretoria pode freqüentar a Acil - que também é uma entidade dos comerciantes - assim como freqüenta o Sincoval’’, disse.
  Nos últimos anos, as divergências entre os dirigentes das duas entidades ficaram mais latentes, inclusive com troca de acusações via imprensa. O ponto de maior discórdia é o horário do comércio. De acordo com Uzier de Carvalho, a atual diretoria conseguiu negociar maior abrangência e flexibilidade no horário de funcionamento aos sábados. ‘‘Antes trabalhava-se apenas um, conseguimos os dois primeiros e, nesta última Convenção Coletiva de Trabalho, alcançamos a possibilidade de abertura para todos os sábados’’, observou. Ainda foi firmado aditivo para as livrarias, que têm jornada ampliada no período que antecede a volta às aulas.
  Para trabalhar todos os sábados as empresas devem negociar em separado com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina. Já o candidato oposicionista, Carlos Morillas, acredita que a convenção tem que ser melhor negociada. ‘‘O horário tem que ser bem discutido. Cada segmento tem que ter liberdade para trabalhar, tem que poder escolher qual o melhor horário para o seu funcionamento’’, disse. Na sua avaliação, a negociação que definiu o horário do comércio em dezembro também foi mau conduzida. ‘‘Dezembro foi um mês fraco em vendas e o não funcionamento no dia 24 prejudicou muito’’, comentou.

mockup