Preparo exige
maratona de
13 horas
Preparar o carneiro no buraco não é uma tarefa fácil. Antes de tudo, é preciso ter paciência, pois só o preparo do prato, entre a montagem do tacho, o tempo em que ele precisa ficar de molho, o tempo gasto para a queima da lenha e o tempo do cozimento, são pelo menos 13 horas de trabalho. Isso sem contar a escavação do buraco e o corte da lenha que, além de tempo, gastam muito suor.
Um tacho de 30 polegadas pode servir 60 pessoas e exige 2 metros cúbicos de lenha e um buraco de 1,5 metros de profundidade por 1,15 de diâmetro.
Para não se correr o risco de cair terra sobre a comida, o tacho deve ser fechado com uma tampa metálica. Antes de levar o tacho para cozinhar, no entanto, é preciso que a lenha seja queimada durante seis horas.
Outro segredinho: primeiro, as lenhas mais grossas. O tacho é colocado no buraco com a juda de ganchos especiais. O buraco, por sua vez, é fechado com uma tampa cônica de metal, que é coberta com terra.
O fechamento do buraco também pode ser feito com madeira e vedado com folhas de bananeira, mas a cobertura com terra é essencial.
O cozimento demora cerca de 6 horas. (S.S.)

mockup