A professora Eliana Lúcia Vieira Monte, da Escola Estadual Moreira Sales, já gravou um CD a partir do projeto que lhe deu, no ano passado, o prêmio de ‘‘Uma professora muito maluquinha’’. O CD traz 16 paródias feitas por alunos depois de aulas sobre a história da arte. As paródias são interpretadas pela própria Eliana. ‘‘Queria a participação dos alunos na gravação, mas não foi possível levá-los até o estúdio’’, conta a professora.
Eliana, porém, não parou por aí. Este ano, ela aperfeiçou o projeto, agora batizado com o nome de ‘‘Brincando com a arte de inventar moda’’ e foi novamente selecionada para a fase final do concurso da Editoria Melhoramentos e do escritor Ziraldo. Ela trabalhou com mais de mil alunos de 5ª a 8ª séries incentivando a leitura de livros sobre a vida de artistas como Van Gogh, Pablo Picasso e Cândido Portinari, entre outros. ‘‘Eles gostaram mais de Van Gogh’’, conta.
Depois da leitura, os alunos tiveram que montar ‘‘livrinhos’’ reescrevendo a histórias dos artistas. Outra atividade foi criar personagens de quadrinhos para mostrar como era a arte na pré-história, no Egito, na Grécia e em Roma. Eliana conta que o trabalho com paródias começou em 1990, mas só se tornou conhecido após o concurso do ano passado. ‘‘Por isso essa idéia de valorizar o trabalho do professsor é fantástica’’, disse. Quem quiser mais informações sobre o projeto pode ligar para (44) 532-1684. (S.S.)