Prejuízo com tornado pode chegar a R$ 4 mi
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 31 de agosto de 2005
Folhapress 
São Paulo- O tornado que atingiu Muitos Capões (a 290 km de Porto Alegre, RS) na noite da última segunda-feira deixou prejuízos avaliados em R$ 4 milhões, segundo estimativas da prefeitura, que decretou estado de emergência. O temporal causou estragos apenas a zona urbana. A chuva, o vento forte e o granizo danificaram ao menos 85 casas - 21 delas ficaram destruídas- e causaram ferimentos em 16 pessoas. Uma delas, uma mulher de 61 anos, permanece na internada em estado grave.
A cidade ficou aproximadamente 24 horas sem energia elétrica. Segundo Luciano Borsoi, assessor-geral do Poder Executivo, o fornecimento já foi restabelecido.
A definição de tornado foi confirmada pela Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, que analisou as imagens da destruição, do radar meteorológico do horário e relatos dos moradores de que o vento durou poucos minutos.
A falta de equipamentos meteorológicos na região impediu medir a velocidade alcançada pela ventania. Porém, para fins de classificação do fenômeno, adota-se a escala internacional de Fujita, que a partir dos danos observados proporciona a estimativa da velocidade do vento. Com isso, a Climatologia Urbana entendeu que Muitos Capões foi atingida por um tornado de categoria 2, com vento de 180 a 250 km/h.
Em todo o Estado, 18 cidades foram atingidas por ventos fortes entre a noite de anteontem e a madrugada de ontem. Alguns moradores descreveram o drama que viveram às equipes de jornalismo. O casal Nei e Evandra da Costa só teve tempo de enrolar a filha Claudionara, de quatro anos, num cobertor e saiu da casa que havia construído há apenas quatro meses segundos antes de as paredes caírem.
O borracheiro Tiago Ribeiro Pereira viu seu sogro ser jogado a alguns metros de distância pelo vento e a sogra sofrer ferimentos nas pernas ao ser atingida por uma parede. Os 300 desabrigados continuam hospedados em casas de parentes e amigos. ''O coração de nossa gente é grande'', descreveu a prefeita.


