Depois de quatro meses e meio, as praças públicas, parques e áreas comuns de condomínios serão liberadas em Londrina. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Belinati em transmissão pela rede social na noite de domingo (16), e passa a valer a partir desta segunda (17), por meio de decreto municipal e mediante regras de prevenção. Os esportes coletivos e os clubes sociais não estão liberados.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura vai liberar atividades em praças, parques e áreas comuns de condomínios
| Foto: Gustavo Carneiro

Os detalhes do decreto, que inclui as regras sanitárias serão informados pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, nesta segunda. O prefeito disse que a decisão foi tomada depois de observar londrinenses praticando atividades físicas em locais perigosos, como rodovias.

"Semana passada começamos um estudo baseado em outros países como Espanha, Hong Kong de como fazer para encontrar um caminho para retornar as praças públicas, locais de atividade física, parques e áreas comuns de prédios e condomínios, onde a pessoa possa se exercitar, tomar sol com a família, que possa fazer atividade física e que personal trainers possam dar orientação, atividades para alunos", afirmou.

Na quarta-feira (12), dois condomínios horizontais em Londrina haviam conquistado na justiça o direito de uso das áreas comuns pelos moradores. O fato gerou ainda mais discussões sobre a flexibilização das regras de enfrentamento da Covid-19 entre os londrinenses. Enquanto parte da população aguardava pela liberação desses espaços públicos, outros eram contrários por considerar que o momento ainda é de alto risco para o contágio do Sars-CoV-2.

Belinati ressaltou que para o uso desses espaços, as pessoas deverão seguir as medidas de prevenção. "Estamos autorizando para que as pessoas possam fazer a prática de exercícios físicos e frequentar esses espaços, mas terão regras como restrição ao convívio familiar, distanciamento, uso de máscara, entre outros. Os síndicos deverão orientar as pessoas. Quanto aos clubes sociais, estamos estudando ações pontuais, como o funcionamento de restaurantes e academias. Devemos ter novidades nos próximos dias”, anunciou o prefeito.

Plano de retorno

Para liberar as áreas de lazer e esportes, o prefeito havia anunciado na semana passada que um plano de retorno estava sendo formulado por especialistas, considerando que os indicadores da doença em Londrina se mostram adequados. Segundo Belinati, a cidade está no caminho certo. Para fins comparativos, ele citou o número de casos de cidades de porte semelhante a Londrina como Ribeirão Preto com 17.900, Maringá com 4.600 e Londrina com 4.200 casos.

Ele ainda destacou na transmissão como justificativa, o número de curados em Londrina que chegou a 3.751 registros, de acordo com o último boletim. “O percentual de curados é de 88,4% enquanto que, no Brasil essa taxa é de 73% e no Paraná é de 61%. Todas as decisões são tomadas após discussões com as equipes da Secretaria de Saúde e do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública de Londrina), no sentido de proteger a saúde e vida das pessoas e garantir àqueles que precisam sair de casa, que possam fazê-lo em segurança”, pontuou.

Escolas e comércio

Na semana passada, Belinati havia descartado um novo fechamento do comércio. A afirmação foi dada logo após o Coesp apresentar um relatório sugerindo medidas mais rígidas contra a Covid-19, caso os indicadores técnicos analisados pelo órgão se mantivessem nos próximos dias.

O relatório citava as praças de alimentação em shoppings e galerias comerciais, assim como academias e templos religiosos. A sugestão do grupo formado por especialistas foi justificada pelo fato do município ter entrado em alerta de “bandeira vermelha”, devido ao baixo índice de isolamento social na cidade (inferior a 37%).

Na transmissão deste domingo, o prefeito voltou a falar desta questão, reforçando que o município não adotou o sistema das bandeiras. "A gente não usa a bandeira em Londrina porque é muito volátil. O anúncio do Coesp foi na sexta-feira e logo na terça, a cidade já estaria em laranja. Além disso, a vermelha é um nível intermediário que sugere algumas medidas que já estamos tomando há certo tempo”.

Sobre as escolas, não há nenhuma novidade. Belinati voltou a dizer que o acompanhamento da evolução da doença é diário e que as flexibilizações se darão passo a passo. "Também está sendo preparado um plano de retorno para as escolas, mas primeiro os adultos, ensino médio e por último, as crianças. Vai depender do comportamento da pandemia, mas para a proteção da saúde dos alunos, funcionários e professores, ainda não é possível fazer o retorno”, afirmou.

Números

O boletim do novo coronavírus em Londrina deste domingo (16) aponta dois óbitos e 37 novos casos. Com isso, Londrina chega a um total de 147 mortes e 4.245 confirmações da doença desde o início da pandemia. No momento, Londrina tem 347 casos ativos, sendo 306 em isolamento domiciliar e 41 internados. Dos 123 pacientes internados nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria, 61% são residentes de fora de Londrina. (Colaborou Mie Francine Chiba)