Londrina - A Prefeitura de Londrina vai insistir na revitalização do Bosque no Centro da cidade, que tem sido alvo de muita polêmica nos últimos dias. O prefeito Barbosa Neto disse que o município está em ''estado permanente de negociação'' e pode até fazer algumas concessões, mas não abre mão de executar as obras que considera necessárias. ''Não há intransigência da nossa parte, mas até agora nós não tivemos a chance processual de mostrar a versão do município em relação ao estudo de impacto de vizinhança (EIV), planejamento e tombamento (da área)'', afirmou.
Um dos pontos mais questionados sobre a revitalização do Bosque é a reabertura do trecho da Rua Piauí entre as avenidas Sao Paulo e Rio de Janeiro. Ao ser questionado se havia algum estudo técnico que justificasse a decisão, o prefeito disse que bastar olhar para se constatar a necessidade e citou o emplacamento de quase 90 novos veículos por dia em Londrina.
Barbosa lembrou de outras decisões de seu governo que foram polêmicas inicialmente e depois foram ''bem aceitas'' pela população. Entre elas, as retiradas dos quiosques do Calçadão e dos vendedores ambulantes que trabalhavam junto ao Terminal Urbano Central. ''Nós estamos sendo impelidos de tomar decisões que visam melhorar a qualidade de vida da população'', argumentou.
O secretário de Governo, Marco Cito, disse que a Prefeitura vai interpor à decisão do juiz Marcos José Vieira, que impediu a continuidade das obras no local até que a liminar seja revertida ou que a ação seja julgada. ''Nós abrimos mão de negociar um ou outra postura inicial, mas não de desistir da abertura da rua'', afirmou.
Ontem trabalhadores da Secretaria de Obras continuavam realizando o recape da Avenida São Paulo, ao lado do Bosque. De acordo com o secretário de Obras, Bruno Morikawa, o recape já estava previsto: ''Começamos com o recape de 100 metros da Sergipe e seguimos para a avenida São Paulo, que estava necessitando desse serviço. E isso não vai prejudicar em nada futuras obras no bosque''.
Segundo Nakagawa, o recape na Avenida São Paulo, que teve início no cruzamento com a Sergipe terminará na Pará. ''Aí vamos continuar trabalhando na Pará até a avenida Prefeito Hugo Cabral''.(Colaborou Davi Baldussi)

mockup