A Secretaria Municipal de Saúde enviou um ofício a hospitais públicos e privados de Londrina para verificar o interesse das unidades em firmar contratos com a prefeitura para a contratação de leitos de enfermaria para pacientes infectados pelo coronavírus. Desde o ano passado, a administração mantém um acordo com o Hospital do Coração para 50 espaços como esses. Na semana passada, houve um pedido para ativar os últimos 10.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura faz sondagem em hospitais para contratar novos leitos Covid-19

A consulta é uma saída para ampliar a rede assistencial da cidade, que sofre com a superlotação e o crescimento de casos confirmados. "Estamos vivendo o pior da pandemia em relação à ocupação hospitalar, que já supera os 90% de ocupação em boa parte do Paraná. Oficiamos os hospitais, mas nenhum respondeu positivamente em celebrar esses contratos porque todos os leitos estão preenchidos", disse o secretário de Saúde, Felippe Machado.

Diante desta negativa, o jeito foi reorganizar os que estão disponíveis. "Estamos conversando com o governo estadual para tentar otimizar os leitos que temos. Isso pode acontecer com o decreto de lockdown, que consequentemente influencia na circulação de pessoas, número de acidentes e internações por traumas. Pode ser que não ampliemos, mas usemos os que existem para a Covid-19", disse Machado.

HU

Referência no recebimento de contaminados com a doença na região de Londrina, o Hospital Universitário (HU) vive uma situação desesperadora. A ocupação máxima tanto dos leitos de UTI quanto de enfermaria fez com que a superintendência suspendesse as férias e licenças dos servidores e deslocasse os funcionários do Ambulatório de Especialidades para atender os pacientes com Covid-19.

O caos também fez com que Felippe Machado encaminhasse uma solicitação ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto, para habilitar mais leitos no HU. "Ainda não tive retorno", comentou à FOLHA. Procurada, a SESA deve se pronunciar sobre o assunto nesta quarta-feira (3) à tarde.