Recife, 13 (AE) - A Prefeitura do Recife inaugurou hoje o programa "Matrícula Fácil", que aceita matrículas de novos alunos do ensino fundamental pelo telefone ou pela Internet. Para os alunos antigos, a matrícula é automática. Nas primeiras duas horas de funcionamento do programa, 250 matrículas foram feitas, informou o secretário municipal de Educação, Sílvio Amorim.
A ligação para o Matrícula Fácil - 0800-811233 -é gratuita e o serviço dispõe de 20 linhas telefônicas. O sistema de informática, criado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), verifica se já há registro em nome do aluno, para evitar duplicidade nas matrículas. O endereço na Internet é o www.recife.pe.gov.br. Pelos dois sistemas deve-se informar o nome do aluno, a série que ele vai cursar, data de nascimento e endereço. Ao final, o responsável recebe um número de inscrição.
A ligação pode ser feita até o dia 13 de janeiro até mesmo nos finais de semana, das 8 horas às 21 horas. Até o dia 18 de janeiro, a Secretaria de Educação vai enviar uma carta aos pais do aluno indicando a escola onde a criança deve ter sua matrícula efetivada. O primeiro critério de distribuição dos alunos será a proximidade da escola.
O Recife tem quase 80 mil alunos no ensino fundamental em 170 escolas municipais. O objetivo do prefeito Roberto Magalhães (PFL) é atender todas as crianças recifenses em idade escolar. "A expectativa é de matricularmos de 14 mil a 18 mil novos alunos", afirma Sílvio Amorim, assegurando que a rede de ensino municipal tem capacidade para fazer frente à demanda. Ele garantiu que nenhum aluno inscrito ficará sem estudar. "Se o número exceder nossas previsões, vamos nos virar para arranjar espaço para essas crianças estudarem, mas nenhuma ficará fora da escola".

mockup