O Município de Toledo informa à população que ainda não há nenhuma decisão com relação ao decreto estadual que determinou a quarentena. Em nota oficial, o município comunicou que nesta quarta-feira (1) permanece valendo o decreto municipal 843/2020 publicado pela manhã de terça-feira (30). "Qualquer alteração as novas medidas administrativas para o enfrentamento ao novo coronavírus estaremos comunicando a todos pelos meios oficiais do Município."

O decreto permite o funcionamento do comércio entre as 9h30 e as 17h30 de segunda a sexta-feira, academias de segunda a sábado com 30% da capacidade entre as 6h e as 21h. Panificadoras, confeitarias, lojas de conveniência, salões de beleza e restaurantes também estão autorizados ao funcionamento no sábado, mas proíbe o funcionamento de qualquer estabelecimento no domingo.

Os estabelecimentos que podem abrir, devem seguir os protocolos de prevenção, como distanciamento social, higienização, controle de fluxo de pessoas e outras medidas de proteção.Também permanece restrições para circulação de pessoas a partir das 21h e a proibição de eventos esportivos, culturais e atividades religiosas coletivas.

Em nota oficial, a Acit (Associação Comercial e Empresarial de Toledo) ressaltou que "diante do cenário de contradição, no qual normas emanadas do Poder Público -Estadual e Municipal- trazem determinações conflitantes, não cabe aos empresários interpretar qual é a que tem valor, ao menos enquanto essas duas estiverem vigentes. Cabe ao próprio Poder Público, seja Federal, Estadual ou Municipal e, por fim, ao Judiciário, se provocado, dizer qual o caminho a seguir."

Segundo o texto, enquanto isso não ocorrer, os empresários não poderão ser penalizados. "Por tais motivos, a Acit orienta seus associados a seguir as determinações do decreto municipal nº 843/2020, que regula o funcionamento das atividades comerciais a partir desta quarta-feira, 1º de julho, enquanto ele estiver em vigor. Estamos atentos às informações oficiais do município de Toledo e qualquer nova orientação será informada pelos nossos canais de comunicação.", diz o comunicado.