A Prefeitura de Londrina não vai renovar o decreto que restringiu o acesso aos parques, praças e áreas comuns em condomínios. Com isso, o uso desses locais está permitido a partir desta segunda-feira (5). Um novo decreto será publicado ainda nesta segunda apenas para regulamentar o uso adequado desses espaços. O documento trará medidas sanitárias a serem adotadas para reduzir a propagação do novo coronavírus.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de Londrina libera parques e áreas comuns em condomínios
| Foto: Roberto Custódio - 11-09-2020

"O que a gente pede é que as pessoas usem máscara", frisou o prefeito Marcelo Belinati. A flexibilização foi anunciada na noite deste domingo por meio das redes sociais em live realizada com a presença do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. A interdição das áreas de lazer foi adotada no dia 11 de setembro.

"É muito importante que esse retorno seja consciente. Ainda temos a circulação do vírus na cidade. Temos que tomar todos os cuidados. Use máscara, evite aglomeração. É importante ter esses momentos de lazer para que as pessoas também possam desestressar", acrescentou o secretário de Saúde.

Antes do anúncio da decisão, prefeito e secretário apresentaram um panorama da Covid-19 em Londrina. A cidade acumula 10.707 casos confirmados da doença, sendo que 195 diagnósticos foram acrescentados às estatísticas neste domingo. Ao todo, foram registradas 265 mortes.

O número de casos ativos chegou a 520 neste domingo e incluem 446 pessoas em isolamento domiciliar, 42 pacientes internados em leitos de UTI e 32 em leitos de enfermaria.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou ainda que Londrina apresenta taxa de letalidade menor que os índices do Paraná e do Brasil. Enquanto a cidade apresenta taxa de 2,48, o Paraná está com índice de 2,49 e o Brasil chega a 2,98. O cálculo é feito pela divisão entre o número de pessoas infectadas e a quantidade de mortes pela doença registradas em cada localidade.

Mais de 50 mil testes foram realizados entre a população de Londrina. A ocupação dos leitos nos hospitais e a quantidade de atendimentos relacionados à Covid-19, conforme o prefeito e o secretário, têm registrado queda nas últimas semanas. O cenário, segundo ambos, é reflexo das restrições adotadas anteriormente para o funcionamento de bares e a venda e consumo de bebidas alcoólicas.