O prefeito Marcelo Belinati sancionou duas leis que autorizam a doação de áreas, uma para o Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná) e outra para o HCL (Hospital do Câncer de Londrina).

A iniciativa representa uma conquista para a cidade, tanto para os empresários, que em breve serão atendidos em nova sede do Sebrae, mais moderna e estruturada, quanto para os pacientes com câncer de Londrina e região.

A área entregue ao Sebrae tem 3.682,40 m² e está situada no Parque San Pablo, nas proximidades do Aterro do Lago Igapó. O espaço foi cedido para ser usado para construção da nova sede do Sebrae, que contará com área de 1.500 m² e três andares. As obras devem iniciar no prazo de 18 meses, contados a partir da emissão do alvará de construção, e concluídas em 36 meses. Como contrapartida da doação, o Sebrae deverá revitalizar a área da Praça Takeki Kikuchi, entre a Rua Eurico Hummig e a Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, na Gleba Palhano.

A área doada para o Instituto de Câncer de Londrina tem 27.336,42 m² e fica no loteamento Paysage Terra Nova, na Gleba Simon Frazer. Ela será utilizada para a construção de um Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer e de Cuidados Paliativos, que contará com 60 leitos paliativos, consultórios de especialidades médicas, posto de coleta laboratorial em análises clínicas e equipamentos para o diagnóstico precoce do câncer. As obras de construção devem iniciar no prazo máximo de 24 meses, contados a partir do registro público do instrumento de doação, e concluídas em 48 meses de seu início. O Instituto deverá cumprir as diretrizes do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

O prefeito Marcelo Belinati (PP) disse que tanto o Sebrae quanto o HCL são instituições fundamentais para a cidade. Ele destacou que o Sebrae terá um papel fundamental pós-pandemia do coronavírus, no sentido de dar apoio ao micro, pequeno e médio empresários, bem como aos profissionais autônomos, setores mais afetados pela crise.

Com relação ao Hospital do Câncer, o prefeito afirmou tratar-se de uma instituição de grande relevância para a cidade, que atende pessoas de 160 municípios. “O cuidado paliativo é voltado ao paciente que tem a doença e está fora de possibilidade de cura. Este paciente necessita de assistência integral, para que ele tenha uma qualidade de vida melhor, mais conforto e dignidade, e este centro poderá oferecer isso. Já a prevenção é o caminho para evitar que as pessoas venham a ter câncer, por meio de orientações, exames, entre outras medidas. Por isso, esta será uma obra de suma importância tanto para Londrina quanto para a região”, apontou.

A sanção da lei foi feita em cerimônia restrita no gabinete do prefeito, que contou com a participação através de videochamada do vice-governador do Paraná, Darci Piana (PSD). Ele disse que este ato representa a preocupação da Prefeitura de Londrina com a cidade como um todo.

O gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Fabrício Pires Bianchi, agradeceu a Prefeitura, o Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) e a Câmara de Vereadores pela agilidade e empenho na aprovação do projeto. Segundo ele, esta era uma demanda de mais de dez anos, que não se avançava.

A diretora de Ações Estratégicas do Hospital do Câncer, Mara Fernandes, explicou que o Centro de Prevenção e Diagnóstico visa tratar primeiro as mulheres, na sequência as crianças e os homens. “Por meio da prevenção, podemos diminuir o número de pessoas que já chegam, no hospital, em estágio muito avançado da doença. Muitas pessoas já estão no terceiro estágio e isso é muito triste, pois é difícil devolver o paciente à comunidade, e chegando no primeiro e segundo estágios isso será mais fácil. Este centro proporcionará muitos ganhos para as pessoas de Londrina e região. Após a sua conclusão, acredito que seja possível atender 500 pessoas por dia”, frisou.

O Centro de Cuidados Paliativos será referência. “Hoje o Hospital do Câncer já conta com 10 leitos neste setor. O espaço não é suficiente e precisamos aumentá-lo. Era um nosso sonho, que após anos de reivindicação está sendo atendido pelo prefeito Marcelo Belinati”, afirmou o presidente do Hospital do Câncer, Francisco Ontivero.