Prefeitura calcula os prejuízos
Celso MargrafSegundo Neide da Silva, prioridade é o atendimento às criançasPor causa do difícil acesso aos locais que foram mais atingidos pelo temporal na madrugada de anteontem, a prefeitura de Prudentópolis ainda não tem idéia da dimensão dos estragos. Em levantamento preliminar, feito a partir de um vôo de helicóptero sobre a área atingida, constatou-se que pelo menos 16 pontes foram destruídas. Ainda não há informações sobre desabrigados. A Secretaria de Obras calcula que precisará de pelo menos uma semana para levantar os prejuízos e conseguir mapear toda a área atingida.
Vilson Santini (PTB), prefeito de Prudentópolis, acredita que o temporal tenha atingido uma área de aproximadamente 40 quilômetros quadrados. As localidades mais castigadas foram Macacos e Ligação, que ficam próximas ao distrito rural de Jaciaba, distante 80 quilômetros da cidade. Em Macacos, galpões inteiros que armazenavam feijão e milho, foram destruídos pelo temporal.
De acordo com Santini, a prefeitura não possui recursos para reparar os prejuízos. Vamos pedir ajuda ao Estado e ao governo federal, disse. Ele acredita que para recuperar parcialmente as estradas, viabilizando o acesso às localidades que ficaram isoladas, o prazo mínimo de conclusão das obras será de dois meses.
Informações trazidas por moradores vizinhos das comunidades atingidas, dão conta de que em diversos pontos da estrada houve desmoronamento, obstruindo a passagem de veículos.
A enfermeira Neide da Silva, que trabalha em um Posto de Saúde de Ligação, um dos locais atingidos, disse que precisou caminhar mais de sete quilômetros em busca de medicamentos e material de primeiros socorros para atender os feridos. Segundo ela, o principal problema que as pessoas estão enfrentando, principalmente as crianças, é a desidratação, com sintomas como diarréia, vômito e febre.
Os primeiros medicamentos chegaram em Herval, local até onde existe a possibilidade de se chegar de carro, por volta das 12 horas de ontem. Rosimari Oliveira Pedroso, secretária municipal de Promoção Social e Saúde, disse que a comunidade de Prudentópolis já estava se mobilizando em torno de uma campanha para a arrecadação de roupas e alimentos. (GF)





