O boletim epidemiológico da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde da Paraná) apontou que, na 22ª semana em que a Covid-19 está sendo acompanhada, o número de casos aumentou 68%, num total de 1.476 novos infectados entre os dias 24 e 30 de maio. Esta foi a maior marca registrada desde o início da pandemia. Na região norte, foram 36% a mais do que na semana anterior, que apontou 319 casos. Atualmente, 357 pessoas seguem internadas em todo o Paraná, sendo que 224 estão em leitos clínicos e 133 precisam de cuidados especiais numa UTI. No domingo (7), foram registradas 293 novas confirmações e cinco óbitos pela infecção. O acumulado de casos é de 6.897 e 237 mortos em decorrência da doença causada pelo Coronavírus.

O prefeito Marcelo Belinati anunciou que nesta segunda (8) 44 profissionais de saúde começam treinamento no HU
O prefeito Marcelo Belinati anunciou que nesta segunda (8) 44 profissionais de saúde começam treinamento no HU | Foto: Reprodução

Em Londrina, o prefeito Marcelo Belinati (PP) anunciou o número de casos da cidade em uma transmissão em suas redes sociais. A cidade já registou, desde o início da aferição, 587 pessoas infectadas e 31 mortos, um aumento de 16 novos confirmados em 24 horas. Ainda aguardavam exames, neste domingo (7), 386 pessoas. Entre os doentes, 164 estão em isolamento domiciliar, enquanto 47 estão internados em hospitais, 13 em UTIs. “Percebemos que reduziu a velocidade da contaminação, mas, nos meses de junho e julho, deveremos ter um cenário muito complicado, em virtude não só da Covid-19, como de outras doenças típicas do inverno, como a gripe”, explicou o prefeito.

O chefe do Executivo municipal comentou o fato de o HU (Hospital Universitário) de Londrina ter chegado à ocupação total de leitos de UTIs. “Fizemos um planejamento e contratamos 50 leitos da rede privada porque o HU era o único hospital de referência para a Covid-19”, lembrou. O centro médico da UEL (Universidade Estadual de Londrina) conta com 20 leitos intensivos gerais e outros 36 somente para a virose causada pelo Coronavírus. Segundo o prefeito, entre os internados no HU, 30 eram de Londrina e 23 pacientes de outras cidades.

Nesta segunda-feira, 44 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, começam treinamento no HU para ampliação de 30 leitos. Atualmente, 155 profissionais de saúde estão afastados do trabalho por causa da doença. Segundo o prefeito, a ampliação de teste na cidade tem sido fundamental para o enfrentamento à pandemia. “Londrina é a cidade do Paraná que mais faz testes, estamos testando três vezes mais que Curitiba. Fazemos 5.952 testes por milhão de habitantes, enquanto a capital, 1.971”, comparou.

Belinati adiantou que, nesta segunda-feira, irá apresentar mudanças na malha e no horário de linhas municipais de ônibus, assim como alterar os horários de funcionamento de algumas atividades econômicas. “Percebemos que das 6h às 8h existem picos com um número grande de passageiros, apesar de o movimento ter caído muito. Por isso, estamos finalizando um estudo para alterar o sistema de transporte e o horário de atividades de setores para evitar aglomeração”, disse.