Os 22 prefeitos que integram a microrregião da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) se reúnem nesta quarta-feira (1), às 16h, no Centro Cultural Galdino de Almeida, em Cornélio Procópio, para discutir o decreto estadual 4942/2020 , que estabeleceu a quarentena em áreas de abrangência de sete regionais de saúde.

Cornélio Procópio
Cornélio Procópio | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

A Amunop declarou que este é um procedimento padrão e que decretos anteriores já foram discutidos entre os prefeitos. Integram a Amunop os municípios de Abatiá, Andirá, Assaí, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja, Uraí.

A reportagem tenta contato com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio, Fabiano Inoue, para avaliar o decreto, que permite apenas o funcionamento de serviços essenciais. Comércio de rua, shoppings, salões de beleza, academias e clubes devem ficar fechados por 14 dias.