Prefeito quer esclarecimentos sobre radiação
PUBLICAÇÃO
sábado, 17 de janeiro de 1998
Agência Estado Rio de Janeiro 
O prefeito de Angra dos Reis, José Marcos Castilho (PT), vai pedir à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) esclarecimentos sobre as informações, divulgadas por jornais do Rio, de que houve um aumento nos níveis de radioatividade no reator da Usina de Angra I. Eles (Eletronuclear, operadora da Usina) sempre dizem que está tudo normal e já houve problemas que nós não ficamos sabendo, reclama o coordenador da Defesa Civil de Angra, Marcelo Lopes.
A Eletronuclear - sucessora da Nuclebrás Engenharia (Nuclen) - divulgou comunicado ontem negando que os níveis de radiotividade do reator tenham aumentado. Estamos operando dentro da normalidade e não há risco adicional algum para a população ou para o meio ambiente, afirma o gerente de relações Institucionais da Empresa, Everton Carvalho.
Lopes explicou que a prefeitura não tem fiscais dentro da usina e nem acesso aos relatórios preparados pela Eletronuclear para a CNEN. O coordenador da Defesa Civil contou ainda que em setembro, quando a usina parou para trocar as baterias nucleares e foram descobertas rachaduras nas varetas do reator primário, nenhuma advertência sobre o problema foi feita à prefeitura.
A direção da Eletronuclear informou ontem que desde que a usina voltou a operar, em 04 de dezembro, funciona normalmente, obedecendo aos critérios estabelecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), responsável pela fiscalização de operação da unidade. Atualmente, segundo informações da empresa, Angra I está operando com 52% de sua capacidade - gerando 308 megawatts -, atendendo a carga solicitada pela Eletrobrás.


