O prefeito Marcelo Belinati liberou na manhã deste sábado (16) o tráfego na parte inferior do viaduto construído na rotatória das avenidas Leste Oeste e Dez de Dezembro. Com a liberação os veículos já podem transitar nos dois sentidos do trecho que liga o centro à zona leste da cidade através das avenidas Leste-Oeste e Theodoro Victorelli. Motoristas que passam em frente à rodoviária vindos da zona norte também já conseguem acesso à região central seguindo pela lateral do viaduto. A previsão é que a conclusão total da obra ocorra dentro de 30 dias.

.
. | Foto: Vivian Honorato/N.Com

“Está sendo aberto o tráfego na parte de baixo do viaduto. Os motoristas vão poder descer pela avenida Leste-Oeste e cruzar o balão no sentido Shopping Boulevard e também transitar da região Leste para o Centro. Além disso, estamos abrindo a alça do viaduto e liberando o acesso à região sul para quem passa pela rotatória vindo pela pela avenida Leste-Oeste", explicou o prefeito ao destacar que o trânsito continua liberado na Avenida Dez de Dezembro no sentido zona sul à zona norte da cidade.

Belinati enfatizou que o novo viaduto vai trazer muitas melhorias para a mobilidade dos londrinenses. “Essa é uma obra esperada há pelo menos 30 anos. Trata-se de um dos pontos de maior fluxo da cidade, por onde chegam a trafegar mais de 16 mil veículos por hora nos momentos de pico. É uma importante ligação da região oeste com a região leste e também uma grande confluência entre as zonas norte e sul. Enfim, quase a cidade inteira passa por esse local. Uma obra dessa dimensão vai trazer mais conforto, segurança e, principalmente, melhor qualidade de vida para a população", ressaltou.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito libera tráfego no viaduto da avenida Dez de Dezembro

Segundo o prefeito, o viaduto se tornará um grande cartão-postal de Londrina. “Além da magnitude, é uma obra bela. O viaduto terá iluminação ornamental que vai possibilitar a projeção de cores que trarão mensagens importantes para a população. Poderemos, por exemplo, iluminar o viaduto de cor-de-rosa em homenagem à Campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama; de azul no mês de novembro, para reforçar a luta contra o câncer de próstata; ou de amarelo em abril, simbolizando a campanha de prevenção de acidentes de trânsito”, detalhou.

De acordo o secretário municipal de Obras, a construção do viaduto da Dez de Dezembro deve ser concluída dentro de aproximadamente 30 dias. “Cerca de 95% da obra já foi finalizada. Falta concluir as rampas de terra armada, que são trechos de aterro localizados nas extremidades do viaduto, a instalação do forro e a execução da pavimentação. A previsão é que tudo isso termine rápido, caso não chova”, afirmou João Verçosa.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito libera tráfego no viaduto da avenida Dez de Dezembro

Orçado em aproximadamente R$ 17 milhões, o viaduto da avenida Dez de Dezembro integra o Superbus, sistema de transporte rápido de Londrina, que está sendo executado por meio de financiamento da Caixa Econômica Federal. “Estamos fazendo diversas intervenções em todas as regiões da cidade visando melhoria da mobilidade da população. O próximo passo será a construção de um viaduto na rotatória da avenida Rio Branco com a Leste-Oeste. Estávamos aguardando a conclusão do viaduto da avenida Dez de Dezembro porque não daria para fazer as duas obras juntas, pois são dois grandes eixos de fluxo de pessoas e a locomoção na cidade seria prejudicada”, destacou Belinati.

Fotos: N.Com / Vivian Honorato