São Paulo - O prefeito José Luiz Rodrigues (PFL), de Aparecida (167 a nordeste de São Paulo) - conhecido na região como Zé Louquinho - enviou projeto de lei à Câmara ‘‘proibindo’’ a ocorrência de enchentes na cidade. O projeto é o primeiro do ano e deixou os vereadores da cidade revoltados.
  Irritado com a solicitação de um dos vereadores, Rodrigues disse que resolveu elaborar o projeto para mostrar que ‘‘não se combate enchente com projeto de lei’’. ‘‘O vereador [Ernaldo César Marcondes] me perguntou se não havia projeto de lei para acabar com a enchente. Enchente se combate com trabalho, investimento. O ‘‘poder’ do prefeito é limitado’’, disse Rodrigues sobre as chuvas.
  Segundo ele, todos os meses de junho a prefeitura começa a tomar medidas - como limpeza de córregos e bueiros - para evitar que a cidade seja castigada com as enchentes. No início do ano de 2006, Aparecida enfrentou inundações no início do ano.
  Se dizendo acostumado com atos semelhantes do prefeito, o presidente da Câmara de Aparecida, João Luiz Mota (PSDB), afirmou que jogará o projeto de lei no lixo. ‘‘Recebemos o projeto com tristeza. O povo não pode pagar vereadores para votar projetos desse tipo. Antes ele se achava Jesus, agora tem certeza. Então, vamos pregá-lo na cruz’’, disse o presidente da Câmara.
  Para o vereador, o prefeito elaborou o projeto ‘‘para aparecer’’. ‘‘Ele [Rodrigues] sempre faz isso. Então, depois de aparecer nos jornais, ele envia requerimento pedindo para retirar o projeto da pauta. Dessa vez, eu vou jogar no lixo’’, afirmou Mota.
  Polêmicas - O apelido de Zé Louquinho é atribuído ao prefeito de Aparecida por causa de atos polêmicos desde a época em que era vereador na cidade.
  Um ano após assumir o primeiro mandato na prefeitura, em 2001, Rodrigues levou seu gabinete para uma tenda em uma praça central de Aparecida para ‘‘se aproximar da população’’.
  Em 2003, Rodrigues ‘‘contratou’’ dois cães para vigiar o cemitério, que foi alvo de furtos. ‘‘Cachorro não tem medo de defunto, mas ladrão, com certeza, tem medo de cachorro’’.

mockup