Jundiaí, SP,(AE)- O prefeito de Jundiaí, no interior de SP, Miguel Haddad (PSDB), vetou a lei aprovada por unanimidade dos vereadores da Câmara Municipal, que previa o uso de focinheiras pelos cachorros nas ruas. De acordo com Haddad, que é proprietário de um fila, o que importou não foi o lado pessoal
mas o técnico, da Secretaria de Saúde. A médica veterinária da Prefeitura, Vânia de Fátima Plaza Nunes considerou a focinheira inadequada para os animais, porque os cachorros respiram 90% pela boca.
Donos de cachorros, criadores e até a União Internacional de Proteção aos Animais realizaram no mês passado protesto na Câmara, pedindo o cancelamento da lei. O ex-adestrador da Polícia Militar, Adílson Careta, alegou que os vereadores aprovaram a lei sem parecer de técnicos.
Agora, o projeto de lei volta para o legislativo, que poderá manter o veto do prefeito Miguel Haddad ou rejeitá-lo, tornando obrigatório o uso da focinheira para os cachorros e multa de R$ 1 mil, dobrando na reincidência.

mockup