São Paulo, 24 (AE) - Os preços recebidos pelos produtores na terceira quadrissemana de maio tiveram queda de 4 53%. Na segunda quadrissemana, os preços já haviam registrado queda de 3,16%. Os cálculos são do pesquisador Nelson Batista Martin, do Instituto de Ecomomia Agrícola (IEA). Os preços agrícolas estão em queda desde o início de maio.
Dos 19 produtos analisados nesta semana, 10 produtos apresentaram reduções de preço (algodão, cana-de-açúcar, feijão, laranja, milho, soja, tomate, aves, boi gordo e suínos) e nove tiveram acréscimos de preço (amendoim, arroz, banana, batata, café, cebola, trigo, tomate, leite e ovos).
Entre as maiores altas, está a dos ovos (9,68%). Quanto às quedas, o destaque foi a laranja (-19,58%). Os grãos, frutas e cana-de-açúcar voltaram a apresentar queda nesta quadrissemana.
Segundo Martins, os preços dos grãos estão sendo pressionados pela aceleração da colheita da safra agrícola e pela queda nos mercados internacionais. Os produtos de origem animal tiveram leve recuperação, principalmente em função do leite.
Na terceira quadrissemana do mês, o café apresentou recuperação devido à alta registrada nas bolsas de futuros em Londres e Nova York, puxadas pelo temor de geada no Brasil.

mockup