Preço ao consumidor sobe 0,4% em dezembro na França
Paris, 12 (AE-DOW JONES) - O índice de preços ao consumidor (IPC) subiu 0,4% em dezembro na França, na comparação com novembro, e 1,2% em relação a igual mês de 1998, conforme dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (Insee).
O órgão informou que os preços registraram uma alta considerada acentuada pelos padrões franceses em razão do aumento do petróleo, aliado a fatores sazonais como elevação do preço de transportes e serviços. O item energia computou uma aceleração de 3,2% no mês, refletindo principalmente a alta de 5 2% dos preços do petróleo.
O Insee informou que o índice de preços harmonizados da França - um indicador que pode ser comparado a outros dos demais países da União Européia - teve alta de 0,5% em dezembro, em relação a novembro, e de 1,4% na comparação anual.





