O sargento Adalberto Alves da Silva, da 2ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Londrina, informa que os policiais fazem fiscalizações em ônibus universitários em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Ele destacou a importância do uso do cinto de segurança. "A chance de sobrevivência em um acidente é muito maior com o uso do equipamento. Ele evita que os passageiros sejam ejetados", detalhou.
Silva incentiva denúncias dos próprios usuários. "Se o estudante perceber que o ônibus não está com a manutenção em dia ou qualquer outro problema, ele deve fazer a denúncia que iremos verificar, afinal é a vida dele que está em jogo", orientou. O telefone da Polícia Militar Rodoviária é o 198.
Gabriel Leal tem 22 anos e cursa Direito na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. Todos os dias ele sai de Wenceslau Braz, na mesma região, e percorre 200 quilômetros para estudar. Há um mês, o ônibus em que viajava com outros 27 estudantes mais o motorista se envolveu em um acidente com um caminhão na BR-153, em Santo Antônio da Platina. Ninguém se feriu, mas o susto deixou uma lição. "O cinto era uma coisa que ninguém usava. Agora, o pessoal está mais consciente", contou.
Ele ressalta a importância de se escolher uma empresa séria para fazer o transporte. "É preciso pesquisar quem realmente dá importância para a manutenção do veículo, se o motorista é experiente e responsável. Tudo isso faz diferença em uma situação extrema." (C.F.)

mockup