Rio, 01 (AE) - O ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, afirmou hoje que a expectativa do governo brasileiro nas negociações da Rodada do Milênio da Organização Mundial do Comércio (OMC) durem no máximo três anos, não se prolongando tanto como aconteceu nas rodadas de Tóquio e do Uruguai. As negociações começam em novembro, em Seattle, nos Estados Unidos.
Pratini participou hoje de almoço com empresários do setor agrícola, no Jockey Clube, no Centro, para explicar a estratégia brasileira nas negociações da rodada. Ele disse que a grande prioridade do Brasil em Seattle é a revisão da política de subsídios para a agricultura e o acesso aos mercados dos países industrializados.
Segundo o ministro, para conseguir melhores condições de competição nos países do Primeiro Mundo, a diplomacia brasileira vai insistir em três pontos: a gradual eliminação de subsídios na exportação, a eliminação de restrições tarifárias e não-tarifárias e regime de cotas para os produtos brasileiros no exterior e revisão dos mecanismos internos dos países industrializados de apoio à agricultura. "Em geral, eles acontecem em forma de pesados subsídios", afirmou o ministro.
Foco principal - "Essa negociação é extremamente complexa", alertou o ministro. "Mas é absolutamente fundamental para o Brasil e os países agrícolas", complementou. Ele explicou que o governo federal realizou reuniões com empresários para elaborar propostas para cada setor. De acordo com Pratini, o "foco principal" da negociação será no setor de carnes, frutas e sucro-alcooleiro.

mockup