Prada perde liderança na Louis Vuitton Cup
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 03 de janeiro de 2000
Auckland, 03 (AE) - O barco italiano Prada Challenge, que tem como tático o brasileiro Torben Grael, disputa uma regata decisiva, amanhã, contra os norte-americanos do AmericaOne pela Louis Vuitton Cup, seletiva para a Americas Cup. A equipe da Itália foi surpreendida hoje pelo Stars & Stripes, também dos Estados Unidos, e perdeu a liderança da competição pela primeira vez.
O Prada Challenge, que no dia anterior havia derrotado o norte-americano America True, era um dos favoritos ao título da competição. A equipe de Francesco de Angelis liderou a Louis Vuitton nas três primeiras etapas, mas foi superada pelo Stars & Stripes, de Dennis Conner, que venceu a regata por uma vantagem de 1min07.
Com o resultado, os norte-americanos são os únicos invictos na semifinal da Louis Vuitton. "Gostei da velocidade do nosso barco, mas foram apenas duas regatas e ainda falta muito para a gente chegar aonde quer", disse o tático do Stars & Stripes, Peter Holmberg, sobre a luta da equipe para liderar a semifinal.
Amanhã, a equipe de Torben terá um adversário difícil, o AmericaOne (EUA), do experiente comandante Paul Cayard, que também perdeu ontem. O barco teve problemas no mastro e na vela maior e foi superado pelo compatriota America True pela significativa diferença de 2min23.
A exemplo do Prada, o AmericaOne também era considerado favorito na semifinal e agora luta para não sofrer a segunda derrota, que praticamente tiraria a equipe da disputa da semifinal. O vencedor da Louis Vuitton Cup será o adversário da Nova Zelândia na Americas Cup.
Equilíbrio - A regata mais emocionante do dia foi disputada entre os franceses do Le Defi Bouygues, de Bertrand Pace, e o Nippon Challenge, de Peter Gilmour. No fim, a vitória ficou com os japoneses por uma diferença de apenas 38 segundos.
Amanhã, além da disputa entre o Prada e o AmericaOne, a Louis Vuitton Cup terá mais duas regatas. O Le Defi Bouygues, único barco sem vitórias na competição, tenta o primeiro resultado positivo enfrentando o Stars & Stripes, enquanto o Nippon Challenge será o adversário do America True.
