O prefeito de Londrina Marcelo Belinati (PP) anunciou, em uma transmissão de vídeo nas redes sociais, na noite deste domingo (2), que a prefeitura está finalizando o protocolo de reabertura de praças, parques públicos e áreas específicas para a prática de exercícios nos condomínios. “Nosso objetivo é que todos possam voltar a tomar sol, caminhar e se movimentar em segurança. Deveremos ter novidades esta semana com critérios muito objetivos neste sentido”, afirmou Belinati, sem apontar a data específica da publicação das novas regras.

“Nosso objetivo é que todos possam voltar a tomar sol, caminhar e se movimentar em segurança", disse prefeito
“Nosso objetivo é que todos possam voltar a tomar sol, caminhar e se movimentar em segurança", disse prefeito | Foto: Pedro Marconi/21-05-2020

Ainda foi informado que não há previsão de retorno às aulas, apesar de não ter havido alteração no decreto que mantém as escolas fechadas até 31 de agosto. “Vamos continuar avaliando a situação semana a semana, mas, por enquanto, o que se mostra no Sul e na cidade é que não temos a condição ideal para que os estudantes voltem às aulas presenciais. Estamos construindo um plano para quando for possível”, adiantou.

A orientação de abertura do comércio para as compras do Dia dos Pais também foi lembrada. Na próxima quinta-feira (6), sexta-feira (7) e sábado (8), haverá um prolongamento dos horários para evitar a aglomeração das pessoas. As lojas de rua funcionarão das 9h às 18h. Os shoppings também contarão com horários especiais. Nesses mesmos dias, os espaços atenderão das 12h às 22h. “A data coincidiu com o início do mês, quando as pessoas recebem e naturalmente vão às ruas fazer suas compras. No entanto, por enquanto, não há como manter o horário do comércio aberto por mais tempo”, explicou.

Na transmissão, ainda foi informado o boletim da evolução da Covid-19 na cidade. Belinati apresentou uma estatística que apontou que, caso não tivesse sido tomada nenhuma medida de isolamento, Londrina poderia ter chegado, neste domingo (2), aos 57.644 casos de infectados. No entanto, nesta data, a cidade computou 3.341 desde o início da medição da pandemia – 37 novos casos nas últimas 24 horas. Ainda foi registrada mais uma morte, a de número 121. O caso foi de uma mulher de 47 anos que estava internada em hospital público, desde o dia 17, e apresentava comorbidades.

O documento ainda aponta que a cidade tem 221 pessoas com a doença ativa, sendo que 46 estão internadas – 15 delas com os cuidados da UTI. Outras 183 pessoas aguardam resultados de exames. A boa notícia é que 95 foram consideradas curadas no boletim. Já a ocupação de leitos de UTI do SUS, exclusivo para a Covid-19, é de 54%, o que representa 63 de um total de 116. Já a ocupação dos leitos de UTI em geral está 66% ocupado, 192 de 292 unidades. “Ainda não podemos dizer que chegamos a um platô porque, nas últimas duas semanas, houve a elevação dos casos. Nada grave, mas alterou a possibilidade de afirmamos que chegamos ao pico”, analisou Belinati. A prefeitura está avaliando a manutenção da contratação de leitos privados para atendimento da pandemia.

ATENDIMENTO

A cidade oferece à população um serviço para tirar dúvidas sobre a virose através do telefone 0800-400-1234, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 22h, e sábados e domingos, das 7h às 17h. As chamadas são gratuitas e podem ser feitas de telefone fixo ou celular. Aquelas pessoas que precisarem de atendimento deverão procurar uma das seis UBS (Unidades Básicas de Saúde) – Guanabara (Centro), Bandeirantes (Região Oeste), Ouro Branco (Região Sul), Chefe Newton e Maria Cecília (Região Norte), e Vila Ricardo (Região Leste) – que estão de portas abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Sabará (Região Oeste) é exclusiva para problemas respiratórios e está funcionando 24 horas.