Curitiba - O Paraná possui 19 planos de saúde na lista dos 173 de todo o País que tiveram o registro de funcionamento cancelado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) esta semana. Do total, três planos são de Londrina. E a lista divulgada pela ANS ainda pode aumentar. Os planos de saúde tinham até o último dia 3 para enviar à Agência documentação que comprove a estabilidade financeira da empresa e o cumprimento dos serviços descritos no contrato com o cliente. Agora ANS vai analisar se a documentação está correta, o que pode colocar mais planos entre os cancelados.
No primeiro rol de operadoras irregulares divulgada pela ANS constavam 189 empresas em todo o País, sendo 20 paranaeses. Esse número diminuiu porque a ANS retirou as que provaram que enviaram a documentação a tempo, porém o material chegou por outros motivos. Por isso as empresas que precisarem vão ter até o próximo dia 22 para comprovar que mandaram a documentação até o dia 3. Constam da lista dois planos odontológicos e um de saúde de Londrina: Maximus, Odontonet e Sedel. O diretor da Maximus Assistencial, Carlos Braga, informou que a empresa já não presta mais serviços de plano de saúde, mas de assintência e que não é regido pelas regras da ANS.
O diretor da Sedel, empresa que possui cerca de 1,1 mil conveniados, Roberto Villas Boas Júnior, afirmou que seu convênio está com alguns problemas burocráticos por não ter enviado alguns documentos, porém já assinou um termo de ajuste de conduta com a ANS. O termo estipula prazo até o próximo dia 31 para regularizar sua situação, podendo ser estendido por mais seis meses. ''A minha ex-sócia cuidava disso sozinha, mas tinha muita coisa pendente que eu não sabia. Mas a ANS também é muito desorganizada'', reclamou.
Já o diretor da Odontonet, Fernando Consolin Scaff, garantiu que enviou toda a documentação a tempo à Agência. ''Temos como comprovar que tudo foi enviado. Já aconteceu outra vez e nós provamos que foi enviado'', explicou. A Odontonet atua em Londrina há nove anos e prestas serviços para 70 médias e pequenas empresas.
A lista completa com o nome de todas as empresas pode ser acessada no site da ANS (www.ans.gov.br) ou pelo 08007019656. Além dos três de Londrina, os outros planos cancelados são nove de Curitiba, um de Cascavel, um de Carambeí, um de Telêmaco Borba, um de Sarandi, um de Paranaguá, um de Foz do Iguaçu e um de Marechal Cândido Rondon. Nenhum dos parananeses incluídos na lista são planos de grande porte.
A Agência informou que as empresas que de fato tiverem seus registros de funcionamento cancelados têm 30 dias para passar sua carteira de clientes para outra empresa que ofereça serviço semelhante. E durante esse período deve continuar atendendo os usuários normalmente. Caso não passe seus clientes à outra empresa, a ANS abrirá edital oferecendo a carteira. Depois da mudança o usuário paga três meses o preço antigo e depois resolve se quer ou não continuar com a nova operadora.

mockup