PR registra aumento de casos de violência contra a mulher
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 29 de setembro de 2005
Maigue Gueths<br>Equipe da Folha 
Curitiba- Nos primeiros oito meses deste ano foram registrados 1.423 casos de violência doméstica com lesão corporal contra mulheres em Curitiba, número acima do total de casos detectados durante todo o ano de 2003 na Capital, quando houve 1.336 casos. Outro dado alarmante refere-se a 2004: os casos de lesão corporal aumentaram 21% em relação ao ano anterior. Esses números podem ser ainda maiores, já que referem-se apenas aos registros feitos na Delegacia da Mulher. Acredita-se que grande parte das mulheres agredidas não registre queixas.
A situação, segundo a presidente do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) para o Cone Sul, Ana Falú, repete-se em todo Brasil e é comum a todos países da América Latina. A diferença entre os países se vê conforme as políticas e programas implantados pelos governos, pelos estados e municípios, avalia. Falú esteve ontem em Curitiba lançando a campanha Bem Querer Mulher.
O Brasil não tem dados oficiais sobre a ocorrência da violência. Estimativas sobre dados da Fundação Perseu Abramo mostram que 23% das mulheres brasileiras estão sujeitas a esse tipo de violência. Dados da Sociedade Mundial de Vitimologia revelam que no Brasil a cada 15 segundos uma mulher é agredida em seu próprio lar.
A campanha é a primeira iniciativa do Unifem no Brasil e o Paraná é o segundo Estado a aderir à iniciativa. A campanha conta com pessoas de peso como o artista plástico Guto Lacaz, responsável pela marca da campanha e que traz um desenho de algo reverberando, como o Unifem espera que a campanha se alastre. Spots publicitários com as atrizes globais Helena Ranaldi e Patrícia Pilar começam a ser veiculados na televisão.
No Paraná, a campanha foi lançada na sede da loja Wabi, que está bancando a campanha, e contou com a presença da presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Fernanda Richa, madrinha da campanha.
SERVIÇO
- A população pode contribuir comprando a camiseta da campanha, que está à venda na loja (Rua Desembargador Costa Carvalho, 300, no Batel) a R$ 20,00. Mais informações podem ser obtidas no site www.bemquerermulher.com.br.


