Curitiba - O Paraná já conta com um Banco de Sangue do Cordão Umbilical (BSCUP). O novo ''braço'' do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é o primeiro no Estado a fazer parte da rede de bancos BrasilCord (12 ao todo no País). A inauguração ocorre hoje de manhã, em Curitiba.
Segundo Georgio Roberto Baldanzi, médico hematologista e chefe do BSCUP/HC, os bancos de sangue do cordão umbilical são muito importantes porque tornam o transplante de medula óssea mais rápido e com menos custos para o governo.
''Já existem casos em que gestantes podem guardar o sangue do cordão, mas são em situações particulares. Se a mãe decide, por vontade própria, realizar o procedimento ela arca com os custos. Neste caso é um banco, um novo serviço'', explicou.
Baldanzi destaca que o BSCUP/HC é de uso ''comunitário'' - todas as informações das bolsas de sangue coletadas são analisadas e inseridas na rede BrasilCord. ''Centenas de centros transplantadores pelo País têm acesso aos dados e, caso as especificações de determinada bolsa de sangue sejam compatíveis com a de um paciente lá da região Norte, por exemplo, o material pode ser encaminhado para que o transplante ocorra.''
O procedimento de doação não traz riscos à mãe, tampouco à criança, deixa claro o médico. Ele explica que a coleta do sangue do cordão somente é feita após a retirada da placenta da mãe.
A princípio o recrutamento de doadores será realizado na Maternidade Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, na Capital, onde gestantes serão abordadas no momento da internação. Autorizada a coleta, a enfermeira fará o procedimento após a retirada da placenta. Após a identificação do material, o mesmo será enviado para o Banco de Sangue do Cordão Umbilical.
Além disso todas que concordam em doar o sangue do cordão umbilical têm que assinar um termo de consentimento. De acordo com o médico, o processo de inclusão desse banco na rede Brasil Cord foi iniciado em 2009. Por iniciativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), da Fundação de Câncer do Rio de Janeiro e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o HC/UFPR foi contemplado com equipamentos e adaptação da área física para o funcionamento nos moldes estabelecidos pela Rede. Além disso, foi oferecido pelo Inca, treinamento aos profissionais que atuarão no BSCUP.

mockup