PR deve atingir meta de vacinação
PUBLICAÇÃO
sábado, 25 de agosto de 2001
Elisa Marilia Carneiro<BR>De Curitiba
O Paraná deve manter o índice de 99,9% na cobertura de vacinação contra a poliomielite. A meta da Secretaria de Estado da Saúde era vacinar, ontem, durante a Campanha Nacional de Vacinação, 958.858 crianças com menos de cinco anos, no Estado. Em Curitiba, 140 mil crianças devem ter sido imunizadas. Na primeira etapa, ocorrida dia 9 de junho, foram vacinadas 958.335 crianças no Paraná.
Além da vacina contra a paralisia infantil, a campanha ofereceu imunização de rotina contra coqueluche, tétano, difteria, sarampo, rubéola, caxumba, febre amarela, meningite e hepatite B. Esta última para jovens com até 20 anos de idade.
Cerca de 23 mil pessoas trabalharam em 11 mil postos no Paraná durante a campanha. Para garantir a cobertura e contando com perdas (se a criança cospe, no transporte e na aplicação), foram disponibilizadas 2,1 milhões de doses de vacina contra a pólio, no Estado, e 300 mil doses em Curitiba. O que sobrar volta para os postos para atender a rotina de vacinação.
A única doença considerada erradicada no mundo é a varíola. O último caso ocorreu em 1977. A poliomielite está erradicada no Brasil desde 1994. No Paraná, o último caso foi registrado em 1986 em Campo Largo (Região Metropolitana).
As campanhas são feitas para manter o controle. A próxima doença que está sendo trabalhada para sua extinção é o sarampo. No Brasil, este ano, só um caso foi estudado e o vírus veio com uma criança que estava no Japão. Segundo o diretor de Vigilância e Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde, Nereu Henrique Mansano, todas as outras doenças preveníveis estão com a incidência cada vez menor.
