O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seção Paraná, José Hipólito Xavier da Silva, comunga da mesma opinião do Conselho Federal. Disse, que é inadmissível autorizar a abertura de novas vagas sem o crivo da Ordem.
Segundo Hipólito, a questão envolve uma questão de qualidade de ensino. Como é que cursos que não recebem o parecer da OAB para funcionar, ou têm conceitos baixos no Provão do MEC podem ampliar o número de vagas?, questiona.
Outro argumento apresentado pelo presidente da OAB/PR é a questão do Exame da Ordem, por onde passam todos os recém-formados antes de exercerem a advocacia. Hipólito explicou que o índice de reprovação atinge até 60% dos candidatos. Isso, segundo ele, representa a baixa qualidade de ensino das maiorias das faculdades de Direito.
De acordo com Hipólito, atualmente existem no Paraná cerca de 25 cursos de Direito, em universidades públicas e privadas. Na avaliação da Ordem, esse seria um número muito elevado.

mockup