Brasília, 23 (AE) - A novela do impasse na indicação do relator do Plano Plurianual de Investimentos (PPA) continua. A Comissão Mista de Planos e Orçamentos se reúne hoje às 9 horas para discutir a indicação do presidente do PMDB e líder do partido no Senado, Jader Barbalho (PA). Ontem, apesar dos esforços de vários líderes e do empenho do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), não houve acordo.
O presidente do Congresso, Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), estava disposto a aceitar a indicação de um relator pela liderança do PMDB na Câmara. Mas Barbalho só concordava em abrir mão da relatoria em favor de um senador de seu partido, o PMDB. Magalhães estava disposto a exigir formalmente, na qualidade de presidente do Congresso, a destituição de Barbalho, mas acatou um apelo feito pelos líderes para adiar sua decisão para hoje, às 12 horas, quando as duas Casas do Congresso voltam a se reunir.
Se os líderes não encontrarem uma solução política para o impasse até o final desta manhã, o confronto entre o PFL e o PMDB será inevitável, e a tramitação do PPA deverá atrasar, porque todos os partidos, à exceção do PMDB, pretendem inviabilizar os trabalhos da comissão negando quórum até a substituição de Barbalho.

mockup