As parcerias que o Corpo de Bombeiros pretende consolidar não ficam restritas às prefeituras. Até o final do ano, deve estar pronta a primeira unidade da corporação localizada em uma empresa. A direção da Central de Abastecimento (Ceasa), no bairro Pinheirinho, em Curitiba, aceitou a sugestão do comando para descentralizar os atendimentos. A Ceasa já reservou um terreno para construir a unidade. Ela será equipada com três viaturas e terá oito bombeiros de plantão 24 horas.
O posto vai contribuir para dar mais tranquilidade a trabalhadores, atacadistas, produtores e consumidores, destaca o presidente da Ceasa do Paraná, José Lupion Neto. O movimento diário é de uma pequena cidade. Cerca de 12 mil pessoas e aproximadamente 6 mil veículos transitam pela central de segunda à sexta-feira. O investimento na construção da unidade deve alcançar os R$ 100 mil. O futuro prédio, de 264 metros quadrados, vai ter dois pavimentos. O custo da obra será dividido entre os atacadistas.
A Ceasa de Curitiba é a primeira do País a acolher uma unidade do Corpo de Bombeiros. ‘‘O projeto é inédito pois o interesse é a segurança de todos. Se a gente compartilhar os custos, vai ser vantajoso para todo mundo’’, ressalta Lupion Neto. Para ele, a vantagem é de que quem trabalha na Ceasa vai começar a receber orientações sobre segurança dos bombeiros, que também exercerão a vigilância. Além de atender a central de abastecimento, a nova unidade terá a responsabilidade de cobrir o Pinheirinho e o município de Fazenda Rio Grande, que tem cerca de 70 mil habitantes. (D.V.)

mockup