Portuguesa derrota Guarani no Canindé
PUBLICAÇÃO
sábado, 31 de julho de 1999
Por Jobson Lemos, Especial para a AE 
São Paulo, 1 (AE) - A Portuguesa chegou à sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, hoje, contra o Guarani, por 1 a 0, em uma partida que o técnico Zagallo definiu como sendo de muito empenho do time. "Foi uma vitória da raça." Com alterações em relação ao time que foi derrotado na estréia, a equipe melhorou na opinião do técnico. O gol da Lusa foi marcado pelo meio-de-campo Alexandre aos 17 minutos do segundo tempo. Contra o Botafogo-SP, os dois gols do time foram dele. O jogador, entretanto, disse que sua preocupação está longe de ser a disputa pela artilharia do campeonato, "Penso em fazer gols, mas ajudar o time a chegar às vitórias."
Ele marcou depois de uma falha da defesa do Guarani. O meia Simão, da Lusa, tocou a bola para Alexandre e o zagueiro Marinho se atrapalhou. Abola sobrou para Alexandre que chutou sem chance para o goleiro Gléguer. Se falhou no gol da Portuguesa, Marinho evitou um gol em cima da linha.
Aos 29 minutos do segundo tempo, o meia Carlinhos chutou dentro da grande área e o zagueiro esticou o corpo para tocar a cabeça na bola. Logo depois, o Guarani teve a oportunidade de empatar com o atacante Silvinho. Depois de uma bola rebatida pela defesa da Lusa, ele chutou, já sem goleiro, mas o zagueiro Jorginho estendeu a perna e conseguiu evitar o gol.
No primeiro tempo as duas equipes tiveram poucas chances efetivas de marcar. No primeiro minuto, o Guarani chegou à área da Lusa e deu a impressão que pressionaria a Portuguesa, mas os dois clubes acabaram não empolgando a torcida que foi ao Canindé.
No segundo tempo, a Lusa voltou melhor e, mesmo depois de marcar seu gol, continuou pressionando o Guarani nos contra-ataques. "O Zagallo nos pediu mais empenho", disse Alexandre. "Estávamos jogando em casa e não podíamos perder."
Reforços - No sábado à noite, a diretoria da Portuguesa conseguiu dar uma opção para o técnico Zagallo nas próximas partidas. Entrou em acordo com Ailton e o atleta renovou seu contrato com o clube por seis meses. Ele joga também no ataque e
desde antes do início do campeonato, Zagallo reclamava sua ausência. A diretoria também acertou a renovação do contrato de Emerson. Ele, entretanto, só deve estar à disposição do treinador a partir da metade do campeonato, depois que se recuperar de uma lesão que sofreu. Gol - Alexandre aos 17 minutos do segundo tempo. Portuguesa - Adinam, Márcio Goiano, Maxsandro, Jorginho e Jadílson; Simão, Marcinho (Sandro), Carlinhos e Alexandre; Edu (Adriano) e Márcio Mexerica (Da Silva). Técnico - Zagallo. Guarani - Gléguer; Rafael, Marcelo Souza, Marinho e Rubens Cardoso; André Gomes, Renatinho, Silvinho e Betinho (Valdir); Deyves (Dadico) e Gílson Batata (Rodrigo Jaú). Técnico - Carlos Alberto Silva. Juiz - Oscar Roberto de Godói (SP). Cartão amarelo - Jorginho e Rodrigo Jaú. Renda - Não divulgada. Público - Não divulgado. Local - Canindé.


