Porto de Santos fecha 99 com recorde de movimentação de cargas
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 31 de janeiro de 2000
Por Renata Stuani 
São Paulo, 31 (AE) - O Porto de Santos ultrapassou, pela primeira vez em sua história, a marca de 40 milhões de toneladas de carga movimentadas. O número supera em 6,8% o total de cargas operadas em 1998. Foram movimentadas no ano 42.675.507 toneladas. Refletindo a mudança cambial, as exportações tiveram crescimento de 25,1%, enquanto as importações registraram queda de 10,4% em 1999.
O açúcar foi a principal carga do ano passado. Chegou ao movimento recorde de 7 milhões de toneladas, quase 90% a mais do que no ano de 98. Ainda nas exportações, destacaram-se o papel, a soja em grão e o álcool etílico. O papel apresentou um crescimento de 47,7%, chegando a mais de 300 mil toneladas; a soja em grãos teve crescimento de 22,6%, atingindo mais de 2,5 milhões de toneladas.
Também o álcool etílico, que em 98 não teve grande participação no mercado externo, em 99 apontou crescimento nas exportações pelo Porto de Santos de cerca de 343%. Nas importações, o trigo foi a mercadoria de maior volume de descarga, com um total de 1.713.105 toneladas, registrando aumento de 11,4% em relação a 98.
No movimento mensal de dezembro último, o total de movimentação de carga no porto apresentou crescimento de 8,2%, com 3.317.371 toneladas, também um recorde para os meses de dezembro. As informações foram divulgadas pela assessoria de comunicação da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).


