Porta de avião da TAM cai durante vôo
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de agosto de 2006
Ivone Portes<br>Folhapress 
São Paulo - ''A porta de soltou e bateu na asa do avião. Todo mundo entrou em pânico. Uma aeromoça que estava perto da porta ficou se segurando para não cair do avião'', conta a estudante Camila Silva, 24, uma das 79 passageiras do vôo 3040 que ia de São Paulo para o Rio na tarde de ontem.
Poucos minutos depois de decolar, a porta dianteira, no lado esquerdo do avião -um Fokker 100- se desprendeu. A peça caiu sobre um supermercado da rede Extra na avenida Ricardo Jafet, no Ipiranga, zona sul de São Paulo. O piloto voltou para Congonhas, pousando 17 minutos depois de iniciar o procedimento de decolagem.
Ricardo Kocher, 39, que pegaria um vôo para a Suíça no Rio, era um dos mais indignados. ''E se fosse a uma altitude maior? O que iria acontecer?. A porta passou raspando da asa'', questiona. ''Uma aeromoça que estava perto da saída ficou toda descabelada e teve que se segurar para não ser jogada para fora'', completa.
A dona de casa Edna Lopes Bezerra, 39, diz que não vai esquecer tão cedo do susto. ''É um trauma para o resto da vida. Achei que ia morrer. Não sei mais quando vou voar de novo'', diz.
Segundo os passageiros ouvidos pela reportagem, uma das aeromoças afirmou que o problema pôde ser contornado facilmente porque o avião estava em baixa altitude. Mesmo assim, ao menos dois passageiros receberam atendimento médico no aeroporto por nervosismo ou problemas de pressão.
Maria de Lourdes Moreira, 48, também dona de casa, ia para Maceió passar férias, mas desistiu de embarcar novamente hoje. ''Todo mundo entrou em pânico. Eu só rezei para Deus para rever meus filhos'', conta Moreira.
Em nota, a TAM informou que ''as causas do ocorrido já estão sob investigação das equipes de segurança de vôo das autoridades aeronáuticas e da própria empresa''. Na mesma nota, a empresa afirma que não há indícios de falha mecânica. ''O avião estava com sua programação de manutenção rigorosamente em dia'', diz o documento.


