O servidor da CCL (Casa de Custódia de Londrina), Marcos Paulo Teixeira, 46, morreu nesta terça-feira (29) vítima de Covid-19. O policial penal atuou durante 12 anos no sistema penitenciário do Paraná. As informações foram divulgadas pelo Sindarspen (Sindicato dos Policiais Penais do Paraná) que lamentou a morte do servidor.

Conforme o sindicato, o policial teria sido infectado pelo novo coronavírus quando fazia o transporte de um preso contaminado para o hospital.

O diretor regional do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná), Reginaldo Peixoto, também lamentou a morte do servidor e ressaltou que, desde o início da pandemia, diversas medidas de prevenção foram adotadas nas unidades. Segundo ele, outro servidor do setor administrativo da CCL permanece afastado por suspeita da doença e não há presos infectados na unidade.

“Infelizmente aconteceu essa tragédia, dessa forma. Todo o departamento sente muito. Vamos continuar com as medidas de contenção. Ele era um agente exemplar, um dos melhores servidores da região de Londrina e assumiria um cargo de liderança em outra unidade. Isso já era certo”, contou. A testagem em massa, segundo ele, não é viável e necessária neste momento.

Já na unidade 2 da PEL (Penitenciária Estadual de Londrina), o período de isolamento dos 49 presos diagnosticados com a doença foi encerrado no dia 25 de dezembro.

“Com o trabalho desenvolvido pela unidade penal em parceria com as secretarias de saúde municipal e estadual, não tivemos nenhum caso grave. A maioria dos casos foi assintomática, sem necessidade de deslocamento externo”, afirmou. Cerca de 85 detentos fizeram os exames.

Entre os servidores, 14 chegaram a ser afastados após resultados positivos para Covid-19. A maioria já retornou ao trabalho. Quatro permanecem em tratamento. Outros quatro servidores foram afastados após contato com familiares infectados.

Nesta semana, um vídeo gravado pelos presos da PEL 2 foi publicado nas redes sociais. Nas imagens, eles pedem providências e melhorias quanto ao atendimento médico e as condições internas da penitenciária para evitar a Covid-19.

“A unidade está à disposição de qualquer autoridade que queira verificar os procedimentos de saúde. Algumas pessoas foram diagnosticadas e a unidade está fazendo o devido acompanhamento. Foi criado um grupo de WhatsApp com familiares para a divulgação de relatórios diários dos atendimentos de saúde”, informou.

Na PEL 1 apenas um servidor está afastado das atividades no momento por suspeita da doença. As outras unidades não registram casos suspeitos do novo coronavírus.