Tasso Marcelo/Agência Estado
(Não é permitida a reprodução total ou parcial desta foto dentro ou fora do Brasil)
Panela-chapéu na mãoO manifesto do trio serviu como prévia para o protesto de quarta-feiraTrês policiais civis do Rio de Janeiro fizeram ontem à tarde junto à estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, uma manifestação contra os baixos salários pagos à Polícia Civil. Os policiais, ligados ao Núcleo de Defesa da Polícia Civil, segurando uma panela, pediam contribuições em dinheiro para turistas estrangeiros que visitavam um dos principais cartões-postais do Rio.
O fotógrafo neozelandês Ken Griffiths, de 52 anos, deu US$ 3,00 aos manifestantes. Para o turista, ‘‘é preciso uma boa polícia para se ter uma boa sociedade’’. Em 30 minutos, a doação de Griffiths foi a única obtida pelos policiais.
O detetive Renato Ferraz, um dos manifestantes, disse que o dinheiro arrecadado ontem servirá para comprar pão e água a serem servidos durante um protesto na próxima quarta-feira diante da Chefia de Polícia Civil (centro do Rio).

mockup