Rio - Cerca de 60 policiais civis e militares e bombeiros fizeram ontem uma manifestação na área de desembarque do Terminal 2 do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro. Eles usaram cartazes com frases escritas em inglês, como "Bem-vindos ao inferno. Policiais e bombeiros estão sem receber salários. Quem vier para o Rio não estará seguro".
Os manifestantes também espalharam no chão, em frente ao portão de desembarque de turistas, bonecos de policiais militares, civis e bombeiros, de costas, simbolizando a violência contra eles. Também foram usados cartazes com imagens de policiais feridos.
Eles gritavam frases de repúdio ao governador em exercício, Francisco Dornelles (PP), e ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. Os manifestantes denunciavam aos turistas, além da falta de pagamento dos salários, a estrutura precária de trabalho e as mortes de policiais e bombeiros por criminosos. Alguns usam nariz de palhaço. A segurança do aeroporto foi reforçada.
O bombeiro Vanderlei Duarte, da Associação SOS Bombeiros Rio de Janeiro, disse que a manifestação era para mostrar aos turistas que as forças de segurança também viraram alvo do crime.
Em nota, o governo do Rio prometeu colocar os vencimentos das categorias em dia. Essa decisão foi tomada no sábado em reunião do governador interino Francisco Dornelles com a cúpula da segurança pública. Para isso, seriam usados os R$ 2,9 bilhões repassados pelo governo federal ao Rio.

mockup