Policiais de Londrina recebem habilitação para pilotar drone
Após quatro dias de instruções práticas e teóricas envolvendo legislações e normativas, 18 policiais foram habilitados como pilotos de RPAS
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de julho de 2023
Após quatro dias de instruções práticas e teóricas envolvendo legislações e normativas, 18 policiais foram habilitados como pilotos de RPAS
Reportagem local
Uma turma de dezoito policiais entre penais, rodoviários federais, militares e civis lotados em Londrina, participaram recentemente de um curso ministrado pelo GOAP (Grupo de Operações Aéreas Penitenciárias), por meio do Espen (Escola de Aperfeiçoamento Penitenciário
As forças policiais tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades. Durante quatro dias, os participantes receberam instruções teóricas e práticas abrangendo legislações e normativas relacionadas a drones, também conhecidos como RPAS (Remotely Piloted Aircraft System). Ao final do curso, eles foram habilitados como pilotos de drones e ainda receberam uma aeronave remotamente pilotada, fortalecendo as operações da Polícia Penal do município.
Segundo Osvaldo Messias Machado, diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, o uso de drones é de extrema importância para o desempenho das atividades policiais, proporcionando maior segurança aos servidores. "A tecnologia dos RPAS permite fazer varreduras nas áreas circundantes das unidades penais sem a necessidade de colocar um policial no local, evitando riscos à vida da equipe encarregada da fiscalização e proteção das áreas".
O diretor da Espen, Rodrigo Fávaro, ressalta que o uso de drones representa a aplicação de tecnologia e inovação em prol da segurança e eficiência das operações policiais. As aeronaves remotamente pilotadas permitem a vigilância e custódia tanto dentro quanto fora dos presídios, sendo especialmente eficazes durante a noite, graças ao sistema infravermelho dos equipamentos.
O coordenador regional da Polícia Penal de Londrina, Reginaldo Peixoto, enaltece o fato de que a adição de mais um drone possibilita uma atuação mais eficiente nas rondas das unidades penais sem comprometer a segurança dos policiais, inibindo, assim, a tentativa de arremesso de ilícitos às unidades, principalmente durante a noite.
Vinícius Vieira Pedroso e César Sá, policial penal e instrutor do GOAP, enfatiza a importância da integração das forças policiais em prol da segurança. Sá destaca a importância de que as regionais estejam sempre prontas para empregar os equipamentos de forma integral, buscando entregar resultados eficazes em todas as ações realizadas. O objetivo é fornecer mais equipamentos às regionais e qualificar os servidores para maximizar o potencial dessa ferramenta tecnológica. (Com Agência Estadual de Notícias)