France Presse
De Assunção
Mais de 500 camponeses foram detidos pela polícia após um violento desalojamento de uma propriedade de um brasileiro no departamento de San Pedro, a 400 km ao nordeste de Assunção, informou a polícia ontem.
Alberto Areco, líder da Federação Nacional Camponesa, anunciou que vários camponeses foram feridos à bala. Outros foram ‘‘brutalmente’’ agredidos e ele exigiu a imediata libertação de todos.
Areco indicou que a polícia foi apoiada por capangas supostamente contratados pelo dono da propriedade, conhecida como Fazenda La Esperanza.
Porém, a Associação Rural do Paraguai, que reúne os pecuaristas, denunciou que 700 camponeses chegaram sábado em 17 caminhões no local, fortemente armados com escopetas e rifles, destruindo vários portões de madeira.

mockup