Polícia prende integrantes da gangue da dinamite
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Luciana Cristo <br>Equipe da Folha 
Curitiba - Três suspeitos de integrarem a ''gangue da dinamite'' - responsável por diversos roubos a caixas eletrônicos em Curitiba e Região Metropolitana - foram presos em flagrante na madrugada de ontem pela Polícia Militar. Com o trio, foram encontrados 571 bananas de dinamite, 31 espoletas, aproximadamente 900 metros de cordel explosivo, um revólver calibre 38, duas fardas camufladas do Exército e um veículo. A apreensão ocorreu no Jardim Guaraituba, em Colombo, cidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Furtos e Roubos da Capital. Dois deles já possuíam antecedentes criminais.
Os detidos são suspeitos de terem roubado mais de 100 quilos de dinamite de uma mineradora em Rio Branco do Sul, também da RMC, no início da semana. Além dos recentes ataques a caixas eletrônicos na região, a polícia suspeita que os três presos possam estar envolvidos em outros crimes recentes.
''Pedimos às pessoas que foram vítimas de sequestro relâmpago, roubos a residência, veículos, comércio e caixas eletrônicos que procurem a Delegacia de Furtos e Roubos para reconhecimento dos suspeitos'', afirmou tenente Adilson Martendal dos Santos, comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar.
A última ação da ''gangue da dinamite'' ocorreu na semana passada, quando um caixa eletrônico do banco Itaú foi explodido na marginal da BR-116, em Campina Grande do Sul (RMC). A unidade que havia no local ficou totalmente destruída e a ação dos bandidos não durou mais do que dez minutos. Mas esse foi só o último de diversos casos registrados nos últimos meses.
Em junho, o alvo foi o caixa eletrônico de um banco Bradesco em Curitiba. Daquela vez, foi colocada uma quantidade pequena de dinamite e o caixa não abriu. Os assaltantes fugiram sem levar nada. E o procedimento se assemelha ao verificado agora.


