Polícia prende 4 camelôs por agressão e danos patrimoniais
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de dezembro de 1999
Por Gláucia Leal 
São Paulo, 21 (AE) - O dia de hoje foi tenso em várias ruas centrais de São Paulo. Quatro camelôs foram presos, um deles por agressão ao policial militar Emerson Leandro Gusmão, que sofreu um corte no joelho direito após ser empurrado sobre o freezer de uma lanchonete por um ambulante; outros três foram presos por danos patrimoniais. Segundo guardas civis e policiais
um grupo de camelôs atirou pedras, latas e outros objetos contra as vitrines de lojas nas Ruas 24 de Maio e Barão de Itapetininga.
Assustados, vários lojistas fecharam as portas dos estabelecimentos por volta do meio-dia. De acordo com informações do Departamento de Relações Públicas da Guarda Civil metropolitana (GCM), as operações para a retirada de ambulantes das Ruas Direita, 25 de Março, XV de Novembro e São Bento, entre outras, deve prosseguir nos próximos dias. "Tivemos vários focos de tumulto mais leves, mas todos foram controlados", comentou o tenente da Polícia Militar Rogério Toledo, que participou da coordenação da operação de apoio.
Entre os camelôs, o clima era de irritação, medo e revolta. "Espero que, amanhã (22), o dia seja mais calmo", comentou a vendedora de bijuterias e doces Maria da Consolação Lima, de 47 anos. "Como temos de trabalhar, principalmente nessa época do ano, o jeito é ficar esperto e fugir da polícia"
afirmou. Por conta dos conflitos ocorridos, alguns ambulantes dizem ter tido prejuízos. "Vou ficar na rua até o mais tarde que puder para tentar recuperar o que não vendi", disse o camelô Antônio do Carmo Graciano.
No começo da noite, a Rua de 25 de Março e a Ladeira Porto geral estavam repletas de ambulantes. As rondas da GCM estavam previstas para terminar as 19 horas. Hoje, cerca de 60 policiais militares e 45 inspetores da Guarda participaram da ação. O Boletim de Ocorrência foi registrado no 3.º Distrito Policial (DP), em Santa Ifigênia, na região central.


