A Polícia Civil começou a apurar a morte de 25 cachorros durante a noite desta segunda-feira (6) na zona norte de Londrina. Os animais faleceram por asfixia enquanto eram transportados em um carro. Eles pertenciam a uma mulher de 50 anos, que contratou o serviço porque estava fazendo uma mudança. Após o fato, ela foi encaminhada para a Central de Flagrantes, onde assinou um TCIP (Termo Circunstanciado) e foi liberada.

Imagem ilustrativa da imagem Polícia investiga morte de 25 cães em Londrina
| Foto: Arquivo FOLHA

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Mozart Gonçalves, a proprietária irá responder por maus tratos. "Em depoimento, ela disse que combinou o transporte por meio de um site. Durante o trajeto, o veículo teria quebrado e, até o guincho chegar, os animais morreram. A princípio, um deslocamento da forma como foi feito é totalmente inadequado, mas tudo está sendo investigado", explicou.

O motorista não foi localizado e segue sendo procurado pela polícia. Gonçalves assegurou que ele não é o dono do automóvel que fazia o transporte. "Estamos no encalço dessa pessoa para que ela também apresente sua versão", argumentou. A mulher foi enquadrada no artigo 32 da Lei de Crime Ambientais. A legislação cita que quem "praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, domesticados, nativos ou exóticos" pode cumprir prisão de três meses a um ano e pagar multa.

A situação envolvendo os cachorros mortos foi registrada pouco depois da sanção de uma lei municipal que endureceu a fiscalização para crimes deste tipo. Segundo a norma, os infratores podem ser multados entre R$ 50 a R$ 100 milhões. As denúncias podem ser feitas por um aplicativo de mensagens da Secretaria Municipal do Ambiente, a responsável pela fiscalização.